terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trabalho Científico Dr Ladaga - Lab Fundación BsAs Argentina

EFORMOTEROL E FUROSEMIDA: EFEITO INDIVIDUAL E ASSOCIADO SOBRE O POTÁSSIO, O MAGNÉSIO, O CÁLCIO E A GLICOSE SANGÜÍNEA EM CAVALOS PURO SANGUE DE CORRIDA (PSC)

G.J.B. Ladaga 2,4; G.F. Ferraro1; G.A. de Erausquin 2,3; F. Pont-Lezica2

Introdução: O diurético Furosemida (F) altera a concentração dos cátions sangüíneos K, Ca e Mg em animais experimentais e no ser humano. A administração do agonista seletivo do receptor adrenérgico beta2 Eformotermol (E) causa a depleção do K e a elevação da glicemia. Objetivos: Este trabalho mostra as variações sangüíneas do K, Ca, Mg e da glicose em (PSC) após a administração do (F) e do (E), separadamente, bem como combinados entre si. Métodos: Animais experimentais: cavalos PSC em atividade, de ambos os sexos, clinicamente saudáveis ingressaram aleatoriamente a cada grupo de tratamento. Os protocolos de tratamento foram: GI: Eformoterol Fumarato dihidrato (Arterol®) (E): 0,080 micg IM, além de Furosemida (Salix®) (F): 300 mg EV; G2 : (F): 300 mg EV; G3: (E): 0,080 micg IM; G4: Placebo. Coletaram-se amostras sangüíneas em condições basais às (0); 0,5; 1; 2; 3; 5; 6,5 e 8 horas após a administração dos tratamentos. As amostras foram enviadas para a análise de K, Ca, Mg e glicemia. Os dados foram processados no programa Sigmastat e os resultados foram comparados usando ANVA de 2 vias (tempo: tratamento). Resultados: A administração de (E) deu aumento da glicemia. (F) deu diminuição da calemia e o aumento da calcemia, como um efeito hipomagnesêmico tardio. A combinação de (F) com (E) impede a hipercalcemia induzida pela (F) e também a hiperglicemia induzida pelo (E). Conclusões: A administração de (F) intravenosa causa severas mudanças no K, Ca e tardiamente no Mg em PSC, que podem afetar a função cardíaca, representando um grave risco à mesma. Além disso, a administração de (E), não modifica as concentrações do K, do Ca, ou do Mg, porém induz a uma hiperglicemia contínua, cujos efeitos clínicos são difíceis de julgar. Vale a pena notar que a administração conjunta de ambas as drogas parece compensar tanto a hipercalcemia induzida somente pela (F), como também a hiperglicemia induzida somente pelo (E).

III EVENTO ABRAVEQ FEI/CBH 2008


Informamos aos clientes, médicos veterinários e amigos que estaremos participando do III EVENTO ABRAVEQ FEI/CBH 2008 (14 e 15 de junho no Hotel Transamérica em SP).